terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Servir


Fala-se em bem servir e em ser bem servido(a). A melhor ferramenta que temos à disposição para garantir o posicionamento no mercado. Pode-se ter um produto de excelência, e também um serviço que garanta todas as fases do curso da negociação e até pós-venda, contudo se a relação humana que decorre durante todo o processo não estiver também ela assegurada, alguma coisa se perde.

A capacidade de servir vem de dentro, da motivação intrínseca que nos move, que nos faz retirar prazer daquilo que fazemos. Essa informação passa em toda a nossa linguagem corporal.

Já dizia o poeta Alberto Caeiro:

“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim como em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”


É na honestidade e a ser quem somos que podemos ser mais e melhor em cooperação com o mercado, com as empresas. Estamos todos interligados, nenhum homem é uma ilha. E só quando verdadeiramente sentirmos isso é que poderemos servir de coração aberto, pelo prazer que isso nos dá, pelo retorno que nos enche ao fim do dia de "dever cumprido" (leia-se, de termos dado o nosso contributo).

Claro que o mercado e os negócios lêm-se por números, objetivos matemáticos a serem cumpridos, para que no fim se gerem receitas que garantam sustentabilidade.

O sucesso está em aliar estes conceitos, o cumprir dos objetivos propostos, planear e bem servir.

Serve your market with love and you will be served on double!